domingo, 29 de julho de 2012

OH-6A “Cayuse” – Italeri 1/72



Um pouco de Historia:

O Boeing (McDonnell Douglas) (anteriormente Hughes modelo 369) OH-6A foi projetado para uso como escolta militar durante a Guerra do Vietnã, para atender a necessidade do exército americano por um helicóptero de observação, extremamente manobrável e leve (programa LOH - Light Observation Helicopter). Inicialmente colocado em campo no Vietnã no início de 1968.

O Hughes OH-6A foi empregado para comando e controle, observação, identificação de alvos e reconhecimento. O Cayuse era essencial a unidades do tamanho de divisões, brigadas e batalhões. O "Ovo voador" em formáto de gota de lágrima, com capacidade para quatro passageiros, era um pequeno, leve, robusto e manobrável helicóptero, dotado de muito pouco arrasto.

O OH-6A Cayuse foi muito eficaz quando em time com o helicóptero de ataque AH-1G Cobra como parte do que tornou-se conhecido como "Times Rosas".  O OH-6A "Loach" (família de peixes "Coridora") (por causa do som em inglês de "LOH") localizava alvos em vôos rasos, servindo de isca para ataques, e em seguida marcando o alvo com sinalizadores de fumaça para guiar um Cobra ao ataque. O Cayuse conseguia absorver uma grande quantidade de fogo de armamento leve e ainda trazer de volta sua tripulação a salvo. O OH-6A podia ser equipado de um subsistema de armamento M27, a "minimetralhadora" de seis canos 7.62mm M134 para montagem na porta esquerda, ou lançador de granadas de 40mm no subsistema de armamento XM8. Além disto, uma metralhadora 7.62mm M60D podia ser montada atrás da abertura da porta direita.O OH-6A substituiu os helicópteros leves de observação (LOHs) da era da Coréia OH-13 Sioux e OH-23 Raven. O Hughes (modelo 500M) versão militar internacional foi vendido em dez países e construído sob licença na Itália e Japão. O Cayuse tinha um rotor principal de articulação única com quatro pás e um rotor traseiro de duas pás metálicas. O OH-6A tinha como propulsão um único motor de 285shp a turbina Allison T63-A-5A, e tinha uma velocidade de cruzeiro de 144 mph (125 nós, ou  231 Km/h). Duas versões para operações especiais do OH-6A foram a Hughes (modelo 500C) AH-6 "Little Bird" ("Passarinho") variante armada, e a MH-6 versão de transporte/utilitária. Estas versões avançadas apresentam um rotor principal de cinco pás, mais silencioso, rotor traseiro de mínima cavitação e cauda diferenciada em forma de "T".

O kit
Injetado em alto relevo, de relativa qualidade. Poucas pelas porem bem pequenas.
Alem do kit básico, foi utilizado um jogo de photoetch  para detalhamento do cockpit, cintos e firewall dos acentos.



Como visto na foto a baixo, a “caixa” de munição para a metralhadora não vinha com o kit. Portanto fora necessário construí-la. Também optei por fazer novo acento traseiro.
Devido a configuração da aeronave também fora necessário remover a porta frontal direita, esta vem fundida a fuselagem. Gerou certo trabalho, mas ao final tudo correta bem.



Mais uma incrementada extra. Resolvi detalhar também o nariz e fazer alguns detalhes referentente a fiação dos instrumentos e suporte extra. Para o teto da cabine criei os ganchos. Também o extintor fora confeccionado.



Interior parcialmente finalizado.



Aeronave Real.


Kit finalizado.












Referencias:
Squadron Signal nº6062 - Bent & Battered Rotors Vol.III
Squadron Signal nº6040 - Airmobile The Helicopter War in Vietnam
Osprey Elite nº154 - Vietnam Airmobile Warfare Tactics