Um Pouco de História
Convair B-58 Hustler foi o primeiro bombardeiro pesado supersônico da história. Em 1956 bateu vários recordes mundiais de velocidade e distância. Esteve em em serviço na USAF cerca de dez anos, entre 1960 e 1970. Tinha uma tripulação de apenas três homens. Visava substituir o Boeing B-52 Stratofortress, mas seu alto consumo de combustível e sua capacidade menor em armamento tornaram-no operacionalmente inviável.
Apesar de ter financeiramente se tornado inviável e retirado de serviço em um tempo relativamente curto, o B-58 serviu de testes e aprimoramento para diversas áreas, avanços aerodinâmicos, estruturais e matérias nele empregados serviram de base para futuras aeronaves.
Um total de 86 aeronaves foram fabricadas. Durante a Guerra Fria esta aeronave causou grande expectativa e apreensão aos soviéticos.
CONVAIR B-58A Vital Statistics
Armament: One 20mm cannon in tail; nuclear weapons in pod or on under-wing pylons
Engines: Four General Electric J79-GE-5A or -5B turbojets of 15,600 lbs. thrust each with afterburner
Maximum speed: 1,325 mph
Cruising speed: 610 mph
Range: 4,400 miles maximum ferry range
Service ceiling: 64,800 ft.
Span: 56 ft. 10 in.
Wing Area: 1542 sq. ft.
Length: 96 ft. 9 in.
Height: 29 ft. 11 in.
Tread: 13 ft. 4 in.
Wing leading edge sweepback: 60 degrees
Weight: 163,000 lbs. maximum
Crew: Three (pilot, navigator, defensive systems operator)
O kit.
Este kit é composto por cinco grades, sendo quarto injetadas em cinza e uma em transparência, mais uma folha de decais para seis versões, infelizmente todas metalicas.
Injetado em baixo relevo fino, apresenta boa qualidade nos detalhamentos, tendo a opção de se montar ambos os cockpits abertos.
O cockpit apresenta detalhes consideráveis em comparação a outras aeronaves em mesma escala. É possível também monta-ló com o set de armamentos, o conjunto de misses táticos nucleares e o característico tanque ventral.
Vamos a Montagem
Particularmente gosto de iniciar o kit pelo interior, consequentemente pelo detalhamento e melhoramento do cockpit.
Nesta primeira imagem é possível verificar as implementações instaladas, a referencia para tais, foram retiradas de imagens do conjunto da capsula ejetora, e de e-books da respectiva aeronave. Também é possível verificar um pequeno ajuste necessário nas laterais. Os “melhoramentos” foram feitos com pedaços de plasticard e arame em cobre.
Infelizmente perdi algumas imagens, deste modo a sequencia correta de montagem ficou afetada. De qualquer forma ainda restaram algumas onde podemos exemplificar.
A cor do interior e da capsula foram aplicadas utilizando referencias bibliográficas, as quais podem ser encontradas no final da postagem.
Abaixo, podemos ver parte do interior e a capsula, com o seu interior já finalizado e pintado. Também foi adicionado alguns detalhes, referente aos cintos e mais alguns utensílios padrão.
Uma vez fechado o kit, iniciei a união de partes maiores, a fim de poder facilitar posteriormente a montagem.
As partes maiores apresentam uma certa imperfeição na junção asa fuselagem, esta teve de ser corrigida com emprego de massa, tanto no dorso como no intradorso.
Também é possível verificar a ausência dos profundores. Optei por destaca-lós do kit, e monta-lós na posição de “descanso”. Para tal fora necessário fazer o recorte das peças.
Como este kit é “Grande”, ao menos para mim que que monto 1/72 e seu complexo conjunto de trem de pouso também é uma de suas principais características, optei por efetuar um detalhamento maior nestas peças, visto que o conjunto original do kit é bastante pobre. Para tal inclui uma infinidade de tubulações hidráulicas, partes e componentes faltantes. Pode não ter o mesmo efeito de um conjunto de PE, mas certamente melhorou a aparência do kit em relação ao original.
Como mencionado, perdi algumas imagens e com elas etapas mais detalhadas da pintura. Restaram algumas onde podemos verificar a aplicação do fundo base em metálico e a diferenciação de diversas chapas por meio de colorações diferenciadas.
Continua….