Um pouco de História:
Em
janeiro de 1952, a equipe da Douglas Aircraft Company apresentou um projeto
para a Marinha Americana em resposta a uma requisição daquela força, que
necessitava de uma aeronave de ataque com capacidade nuclear, baseada em porta-aviões,
com raio de ação de 555 km, capaz de transportar 908 kg de armamento
e atingir velocidades de 805 km/h, pesando até 13.600 kg e que não
deveria custar mais de US$1.000.000,00 (um milhão de dólares) por unidade. Para
cumprir essas difíceis exigências, o que foi feito segundo descrição de seu
proprio projetista “Peguei o melhor
motor a jato, coloquei asas e esqueci o resto”. De fato, a
"simplicidade" do projeto de Heinemann agradou à Marinha Americana
que autorizou a fabricação de 2 protótipos.
O
modelo inicial foi apresentado duas semanas após a primeira avaliação e tinha comprimento
de 12,01 m, peso de 5.440 kg, velocidade superior à 950 km/h, carga
de armas de 2.250 kg (incluindo artefatos nucleares) e uma envergadura de
apenas 8,38 m, o que dispensava a necessidade de asas dobráveis para
armazenamento em porta-aviões. O primeiro vôo da nova aeronave aconteceu em 22
de junho de 1954. As dezoito aeronaves de pré-série, conhecidas como YA4D-1 (A-4A),
foram seguidas pelo modelo de produção, chamado de A4D-1 (A-4A), que voou em 14
de agosto de 1954. Em 15 de outubro de 1955, apenas dois meses após o seu
primeiro vôo, o A4D-1 ou (A-4A) bateu o recorde de velocidade em circuito
fechado de 500 km, atingindo 1.118 km/h.
As
primeiras unidades começaram a ser entregas para a Marinha Americana em meados
de 1956 e entraram em serviço ativo em outubro do mesmo ano. A produção foi
mantida até fevereiro de 1979, totalizando 2.960 exemplares construídos em pelo
menos 20 versões diferentes.
No
decorrer de sua carreira, o Skyhawk perdeu a função de ataque nuclear mas
ganhou a capacidade para operar em qualquer tempo, sendo que a principal
modificação visível foi uma espécie de "corcunda" ou
"corcova", introduzida, a partir do modelo A-4F, na parte superior da
fuselagem, para receber aviônicos. Os aviões assim fabricados (e os modelos
mais antigos que também ganharam a "corcova") ficaram conhecidos como
camel (camelo). Mas o A-4 possuía outros apelidos, como bantam (o equivalente
em inglês ao peso galo do boxe) e scooter (patinete) uma alusão à grande altura
do trem de pouso. Devido ao apelido bantam, alguns pilotos se referiam
(referem) ao Skyhawk como galinho-de-briga ou bombardeiro peso galo.
Interessante lembrar que o nome Skyhawk significa gavião do céu.
No
Vietnam o Skyhawk fora o bombardeiro diurno padrão da US Navy a operar nos
primeiros anos do comflito sobre o Vietnam
do Norte. Estes realizaram um dos
primeiros bombardeios ao territorio inimigo, tambem acreditase que este tenha
executado o ultimo.
Tambem
é creditado a um skyhaw a kill sobre um Mig-17 consegueido com foguetes nao
guiados.
Durante
o conflito, 362 A-4/TA-4F Skyhawks foram perdidas por todas as causas. A
Marinha dos EUA perdeu 271 A-4, os EUA Corpo de Fuzileiros Navais perdeu 81 A-4
e TA-10 4Fs. Um total de 32 A-4 foram perdidos para a superfície-ar
mísseis (SAMS), e um A-4 foi perdido em combate aéreo a um MiG-17 em 25 de
abril de 1967.
Specifications (A-4F Skyhawk)
General characteristics
Crew: 1
(2 in OA-4F, TA-4F, TA-4J)
Length: 40 ft 3 in (12.22 m)
Wingspan: 26 ft 6 in (8.38 m)
Height: 15 ft (4.57 m)
Wing area: 259 ft² (24.15 m²)
Airfoil: NACA
0008-1.1-25 root, NACA 0005-0.825-50 tip
Empty
weight: 10,450 lb (4,750 kg)
Loaded weight: 18,300 lb (8,318 kg)
Max. takeoff weight: 24,500 lb (11,136 kg)
Powerplant: 1 × Pratt & Whitney J52-P8A turbojet, 9,300 lbf
(41 kN)
Performance
Maximum speed: 585 kn (673 mph, 1,077 km/h)
Range: 1,700 nmi (2,000 mi, 3,220 km)
Combat radius: 625 nmi, 1,158 km ()
Service ceiling: 42,250 ft (12,880 m)
Rate of climb: 8,440 ft/min (43 m/s)
Wing loading: 70.7 lb/ft² (344.4 kg/m²)
Thrust/weight:
0.51
g-limit:
+8/-3 g
Armament
Guns: 2× 20
mm (0.79 in) Colt Mk 12 cannon, 100 rounds/gun
Hardpoints: 4×
under-wing & 1× under-fuselage pylon stations holding up to 9,900 lb (4,490
kg) of payload
S! Kamaradas
Mais
um trabalho de Scribbing “Rebaixamento”
O kit é bem básico, um antigo exemplar da italieri em alto relevo.
As “arvores”.
Como
o kit tinha um interior bem pobre, e não quis gastar meu PE com um kit tão
simples, resolvi fazer o cockpit fechado e a aeronave sendo catapultada..
Para
tal seria necessário ajustar os slats, uma vez que para tal operação a aeronave
necessita de sustentação máxima e consequentemente os slats devem estar em sua
posição full.
Fora
recordado as partes superiores e inferiores da asas e posteriormente coladas
para assim formarem os slats.
Após
foi necessário o preenchimento e ajuste da posição onde os mesmos estariam.
Fora preenchidos com durepox.
Também
para a ação de lançamento a aeronave deve estar com os flaps na poxição máxima.
Então la vamos nos novamente..
A
paste superior da asa não recebeu alteração na sessão dos flaps, pois a
superior é fixa. Apenas o encaixe para os flaps.
Fora necessário a separação dos pinos de ficação..
Os
flaps fora refeito em alumínio Skoletch..
Aqui
a fuselagem e as asas já com rebaixamento e alterações.
Os
pilones receberam alteração também, as alças de fixação que não existiam, foram
feitas com alumínio e arame para simular os pinos..
Os
demais procedimentos da montagem não fotografei, pois são como outros
qualquer..
Apenas
executei mais alguns encrementos básicos no trem de pouso dianteiro, como
implemento da aste na diagonal, e fios.. coisa básica...
Tive
alguns problema com os decais, muito ruins, a marcação da asa rachou em pelo
menos uns 10 pedaços...
Na
base em MDF fora feita as marcações com fita metálica, e a base do “deck” em
lixa 400. o “carrinho” feito com resto de kits e o cabo com arame normal..
Abaixo o profile seguido e o kit finalizado.
A-4F
nº154973 do Esquadrão VA-212, sob o deck do USS Hancock “CVA-19 em 19 de Agosto
de 1973.
Referencias:
Detail & Escale Colours e Markings Series nº18 -
Colorful U.S. Navy A-4 Skyhawk – Bert Kinzey and Ray Leader
Detail & Scale nº32 - A-4 Skyhawk - Bert Kinzey
Osprey Air Combat - Douglas A-4 Skyhawk – Peter Kilduff
Osprey Combat Aircraft nº69 - Us Navy and Marine Corps
A-4 Skyhawk units of the Vietnam War – Peter Mersky
Squadron Signal Walk Around nº41 - A-4 Skyhawk – Lou Drendel
Squadron Signal Aircraft nº11 - A-4 Skyhawk in Action
- Lou Drendel
Warpaint Series nº03 - McDonnell Douglas A-4 Skyhawk –
Lindsay Peacock