terça-feira, 24 de abril de 2012

Mikoyan-Gurevich MiG-15Bis "Fagot" - Hobbyboss 1/72



Um pouco de Historia:

O MiG-15 foi o primeiro caça a reação a entrar em combate com forças aéreas ocidentais, na guerra da Coréia
Embora o primeiro MiG-15 em operação tenha sido o MiG-15SV, o mais significativo dos MiG-15 foi o MiG-15Bis, que fora o resultado de melhoramentos introduzidos na versão inicial de produção do MiG-15SV, equipado com uma copia do motor britânico Rolls Royce RB-41. O “BIS” estava equipado com um motor VK-1, um melhoramento deste mesmo motor. Com potência cerca de 20% superior.
O primeiro MiG-15bis modificado voou pela primeira vez em Setembro de 1949 e estava equipado com um canhão de 37mm (N-37) e dois canhões de 23mm (NS-23KM). Ele também tinha pontos fixos com capacidade para transportar duas bombas de 50 ou 100kg e Tanks subalares.
Quando começou a guerra na Coréia, com um ataque por parte da Coréia do Norte contra o sul, tudo parecia correr bem nas primeiras semanas, mas o envio de reforços por parte dos Estados Unidos resultasse num desastre. Um contra-ataque fortemente apoiado pela aviação americana recuperou todo o território perdido e ainda ocupou quase toda a Coréia do Norte.
A resposta soviética incluiu o envio para o campo de batalha do caça MiG-15.
O aparecimento desta nova aeronave apresentou sérios problemas para a força aérea dos Estados Unidos, pois suas qualidades superaram em muito tudo que os americanos possuíam até aquele momento em combate.
Os americanos viram-se forçados a enviar para a Coréia o seu mais novo projeto, até então guardado em segredo. O F-86A “Sabre”, Porem este mesmo demonstrou ainda não estar à altura de seu adversário. No entanto, a melhor qualidade do material e melhor preparo das tripulações garantiram por meio do Sabre a superioridade aérea sobre a Coréia do Sul, embora não a tenham conseguido garantir de forma absoluta no norte.

Specifications (MiG-15bis)

General characteristics
  Crew: MiG-15bis=1, MiG-15UTI=2
  Length: 10.11 m (33 ft 2 in)
  Wingspan: 10.08 m (33 ft 1 in)
  Height: 3.70 m (12 ft 2 in)
  Wing area: 20.6 m² (221.74 ft²)
  Airfoil: TsAGI S-10 / TsAGI SR-3
  Empty weight: 3,580 kg (7,900 lb)
  Loaded weight: 4,960 kg (10,935 lb)
  Max. takeoff weight: 6,105 kg (13,460 lb)
  Fuel capacity: 1,400 L (364 US gal)
  Powerplant: 1 × Klimov VK-1 turbojet, 26.5 kN (5,950 lbf)

Performance
  Maximum speed: 1,075 km/h (668 mph)
  Cruise speed: 850 km/h (530 mph)
  Range: 1,310 km, 1,975 km with external tanks (815 mi / 1,230 mi)
  Service ceiling: 15,500 m (50,850 ft)
  Rate of climb: 50 m/s (9,840 ft/min)
  Wing loading: 240.8 kg/m² (49.3 lb/ft²)
  Thrust/weight: 0.54

Armament
  2x NR-23 23mm cannons in lower left fuselage (80 rounds per gun, 160 rounds total)
  1x Nudelman N-37 37 mm cannon in lower right fuselage (40 rounds total)
  2x 100 kg (220 lb) bombs, drop tanks, or unguided rockets on 2 underwing hardpoints.

S! Kamaradas. 

Iniciado  novo  Trabalho

Como de costume domingo pela manha é o “Momento com Buda” tudo na mais pura calma uma tranqüilidade ideal para iniciar os trabalhos..

O Kit







 Iniciei pelo Cockpit.
Como será fechado o detalhamento será parcial, nada de muita frescura, pois não aparecera mesmo.. a parte visual ganha um pouco mais de cuidado.


Pequena alteração no assento ejetor.


 O manche ficou um pouco grande, mas nada que custe vidas... Necessário um peso para contrabalançar o kit.


 Um detalhamento da tubulação e do colimador gigante, característico dos migs..


 Aqui o assento e a estrutura co canopy.


Teste para ver como fica após fechado


 Depois de executada a pintura do interior e  assento ejetor eis o resultado



Mascaramento do canopy


 Teste de Pintura em carcaça velha. Após aplicado cor base, o mascaramento fora efetuado com massa de modelar. Eis o resultado. Particularmente não gostei muito.



 Resultado da massinha não ficou de agrado, resolvi executar a camuflagem a mão livre.



Porem errei na tonalidade, a cor não ficou correta, tive de refazer.
Agora sim tons de acordo


Verniz e decais aplicados. Últimos procedimentos, desgaste e verniz fosco.



 Kit Finalizado..

Em primeiro gostaria de agradecer a nosso kamarada Paulão que me doou uma folha de decais. E contribuiu com esta montagem.
Muito Obrigado!!!!

Quanto ao kit, custo beneficiou muito bom, porem deixa a desejar se comparado a seu Irmão F-84 Também da Hobbyboss.
Acredito ter decaído na qualidade pessoal, talvez pela correria do final de ano e alguns erros durante a pintura.
De qualquer forma esta finalizado.. E as falhas aqui cometidas tentarei corrigi-las nas próximas montagens..

Vamos as Fotos.


Profile Seguido












Referencias:

Aerofax - Mikoyan Gurevich MIG-15 - Yefim Gordon

Warbird TECH nº40 -  Mikoyan Gurevich MiG-15 Fagot – Yefim Gordon and Peter Davison

Squadron  Signal Aircraft nº116 - Mig-15 in Action – Hans Heiri Stapfer

Publikace Publications Mig-15 All Variants - Yefim Gordon