Um pouco de Historia:
O MiG-15 foi o primeiro caça a reação a entrar em combate com
forças aéreas ocidentais, na guerra da Coréia
Embora o primeiro MiG-15 em operação tenha sido o MiG-15SV, o mais
significativo dos MiG-15 foi o MiG-15Bis, que fora o resultado de melhoramentos
introduzidos na versão inicial de produção do MiG-15SV, equipado com uma copia
do motor britânico Rolls Royce RB-41. O “BIS” estava equipado com um motor
VK-1, um melhoramento deste mesmo motor. Com potência cerca de 20% superior.
O primeiro MiG-15bis modificado voou pela primeira vez em Setembro
de 1949 e estava equipado com um canhão de 37mm (N-37) e dois canhões de 23mm
(NS-23KM). Ele também tinha pontos fixos com capacidade para transportar duas
bombas de 50 ou 100kg e Tanks subalares.
Quando começou a guerra na Coréia, com um ataque por parte da
Coréia do Norte contra o sul, tudo parecia correr bem nas primeiras semanas,
mas o envio de reforços por parte dos Estados Unidos resultasse num desastre.
Um contra-ataque fortemente apoiado pela aviação americana recuperou todo o
território perdido e ainda ocupou quase toda a Coréia do Norte.
A resposta soviética incluiu o envio para o campo de batalha do
caça MiG-15.
O aparecimento desta nova aeronave apresentou sérios problemas
para a força aérea dos Estados Unidos, pois suas qualidades superaram em muito
tudo que os americanos possuíam até aquele momento em combate.
Os americanos viram-se forçados a enviar para a Coréia o seu mais
novo projeto, até então guardado em segredo. O F-86A “Sabre”, Porem este mesmo
demonstrou ainda não estar à altura de seu adversário. No entanto, a melhor
qualidade do material e melhor preparo das tripulações garantiram por meio do
Sabre a superioridade aérea sobre a Coréia do Sul, embora não a tenham
conseguido garantir de forma absoluta no norte.
Specifications (MiG-15bis)
General characteristics
Crew: MiG-15bis=1, MiG-15UTI=2
Length: 10.11 m (33 ft 2 in)
Wingspan: 10.08 m (33 ft 1 in)
Height: 3.70 m (12 ft 2 in)
Wing area: 20.6 m² (221.74 ft²)
Airfoil: TsAGI S-10 / TsAGI SR-3
Empty weight: 3,580 kg (7,900 lb)
Loaded weight: 4,960 kg (10,935 lb)
Max. takeoff weight: 6,105 kg (13,460 lb)
Fuel capacity: 1,400 L (364 US gal)
Powerplant: 1 × Klimov VK-1 turbojet, 26.5 kN (5,950 lbf)
Performance
Maximum speed: 1,075 km/h (668 mph)
Cruise speed: 850 km/h (530 mph)
Range: 1,310 km, 1,975 km with external tanks (815 mi / 1,230 mi)
Service ceiling: 15,500 m (50,850 ft)
Rate of climb: 50 m/s (9,840 ft/min)
Wing loading: 240.8 kg/m² (49.3 lb/ft²)
Thrust/weight: 0.54
Armament
2x NR-23 23mm cannons in lower left fuselage (80 rounds per gun, 160
rounds total)
1x Nudelman N-37 37 mm cannon in lower right fuselage (40 rounds total)
2x 100 kg (220 lb) bombs, drop tanks, or unguided rockets on 2 underwing
hardpoints.
S! Kamaradas.
Iniciado novo Trabalho
Como de costume domingo pela manha é
o “Momento com Buda” tudo na mais pura calma uma tranqüilidade ideal para
iniciar os trabalhos..
O Kit
Como será fechado o detalhamento
será parcial, nada de muita frescura, pois não aparecera mesmo.. a parte visual
ganha um pouco mais de cuidado.
Pequena alteração no assento ejetor.
Teste para ver como fica após
fechado
Mascaramento do canopy
Porem errei na tonalidade, a cor não
ficou correta, tive de refazer.
Agora sim tons de acordo
Verniz e decais aplicados. Últimos
procedimentos, desgaste e verniz fosco.
Em primeiro
gostaria de agradecer a nosso kamarada Paulão que me doou uma folha de decais.
E contribuiu com esta montagem.
Muito
Obrigado!!!!
Quanto ao kit, custo beneficiou
muito bom, porem deixa a desejar se comparado a seu Irmão F-84 Também da
Hobbyboss.
Acredito ter decaído na qualidade
pessoal, talvez pela correria do final de ano e alguns erros durante a pintura.
De qualquer forma esta finalizado..
E as falhas aqui cometidas tentarei corrigi-las nas próximas montagens..
Referencias:
Aerofax
- Mikoyan Gurevich MIG-15 - Yefim Gordon
Warbird
TECH nº40 - Mikoyan Gurevich MiG-15 Fagot – Yefim Gordon and Peter Davison
Squadron
Signal Aircraft nº116 - Mig-15 in Action – Hans Heiri Stapfer
Publikace Publications Mig-15 All
Variants - Yefim Gordon