Um
pouco de Historia:
O Boeing (McDonnell Douglas)
(anteriormente Hughes modelo 369) OH-6A foi projetado para uso como escolta
militar durante a Guerra do Vietnã, para atender a necessidade do exército
americano por um helicóptero de observação, extremamente manobrável e leve
(programa LOH - Light Observation Helicopter). Inicialmente colocado em campo
no Vietnã no início de 1968.
O Hughes OH-6A foi empregado para
comando e controle, observação, identificação de alvos e reconhecimento. O
Cayuse era essencial a unidades do tamanho de divisões, brigadas e batalhões. O
"Ovo voador" em formáto de gota de lágrima, com capacidade para
quatro passageiros, era um pequeno, leve, robusto e manobrável helicóptero,
dotado de muito pouco arrasto.
O OH-6A Cayuse foi muito eficaz
quando em time com o helicóptero de ataque AH-1G Cobra como parte do que
tornou-se conhecido como "Times Rosas". O OH-6A
"Loach" (família de peixes "Coridora") (por causa do som em
inglês de "LOH") localizava alvos em vôos rasos, servindo de isca
para ataques, e em seguida marcando o alvo com sinalizadores de fumaça para
guiar um Cobra ao ataque. O Cayuse conseguia absorver uma grande quantidade de
fogo de armamento leve e ainda trazer de volta sua tripulação a salvo. O OH-6A
podia ser equipado de um subsistema de armamento M27, a "minimetralhadora"
de seis canos 7.62mm M134 para montagem na porta esquerda, ou lançador de
granadas de 40mm no subsistema de armamento XM8. Além disto, uma metralhadora
7.62mm M60D podia ser montada atrás da abertura da porta direita.O OH-6A
substituiu os helicópteros leves de observação (LOHs) da era da Coréia OH-13
Sioux e OH-23 Raven. O Hughes (modelo 500M) versão militar internacional foi
vendido em dez países e construído sob licença na Itália e Japão. O Cayuse
tinha um rotor principal de articulação única com quatro pás e um rotor
traseiro de duas pás metálicas. O OH-6A tinha como propulsão um único motor de
285shp a turbina Allison T63-A-5A, e tinha uma velocidade de cruzeiro de 144
mph (125 nós, ou 231 Km/h). Duas versões para operações especiais do
OH-6A foram a Hughes (modelo 500C) AH-6 "Little Bird"
("Passarinho") variante armada, e a MH-6 versão de
transporte/utilitária. Estas versões avançadas apresentam um rotor principal de
cinco pás, mais silencioso, rotor traseiro de mínima cavitação e cauda diferenciada
em forma de "T".
O kit
Injetado em alto relevo, de
relativa qualidade. Poucas pelas porem bem pequenas.
Alem do kit básico, foi utilizado
um jogo de photoetch para detalhamento
do cockpit, cintos e firewall dos acentos.
Como visto na foto a baixo, a “caixa” de munição para a
metralhadora não vinha com o kit. Portanto fora necessário construí-la. Também optei
por fazer novo acento traseiro.
Devido a configuração da aeronave também fora necessário remover a porta frontal direita, esta vem fundida a fuselagem. Gerou certo trabalho, mas ao final tudo correta bem.
Devido a configuração da aeronave também fora necessário remover a porta frontal direita, esta vem fundida a fuselagem. Gerou certo trabalho, mas ao final tudo correta bem.
Mais uma incrementada extra. Resolvi detalhar também o nariz e fazer alguns detalhes referentente a fiação dos instrumentos e suporte extra. Para o teto da cabine criei os ganchos. Também o extintor fora confeccionado.
Interior parcialmente finalizado.
Aeronave Real.
Kit finalizado.
Referencias:
Squadron
Signal nº6062 - Bent & Battered Rotors Vol.III
Squadron
Signal nº6040 - Airmobile The Helicopter War in Vietnam
Osprey
Elite nº154 - Vietnam Airmobile Warfare Tactics